A Peabiru Produtos da Floresta

Em 2017 nasceu em Belém, Pará a empresa Peabiru Produtos da Floresta, para conectar a produção de povos e comunidades tradicionais da Amazônia e os consumidores que buscam produtos de alta qualidade aliados à conservação da floresta e melhoria da qualidade de vida sustentável.

Fruto do trabalho de doze anos do Instituto Peabiru na organização de cadeias de valor na Amazônia, especialmente a do mel de abelhas sem ferrão, a Peabiru Produtos da Floresta alia a geração local de renda, o combate às queimadas e ao desmatamento, promove a conservação da biodiversidade e valoriza os serviços ambientais fundamentais para a vida na floresta e ambientes naturais da Amazônia, como é o caso da polinização.

A cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão

A Peabiru Produtos da Floresta realiza intenso trabalho voltado ao acesso a mercados por produtos e serviços de relação direta com a conservação da floresta e ambientes naturais e que apresentam diferenciais relacionados a sua origem social e/ou territorial. 

 

O primeiro produto comercializado pela Peabiru Produtos da Floresta, o mel de abelhas sem ferrão, resultou do projeto "Néctar da Amazônia", iniciativa coordenada pelo Instituto Peabiru entre 2014 e 2018, com o apoio do Fundo Amazônia (BNDES) e da parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, FUNAI e associações comunitárias, quilombolas e indígenas. 

 

O Néctar da Amazônia consolidou aprendizados de desenvolvimento tecnológico e de disseminação do conhecimento, tornando possível fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão que constrói histórias de vida em torno da conservação e manejo sustentável da floresta e de ambientes naturais. 

 

O projeto envolveu povos e comunidades tradicionais de diferentes municípios na Amazônia brasileira, como Curuçá, na região nordeste do Pará; e, Monte Alegre e Almeirim, no médio Amazonas, igualmente no Pará. Participam ainda territórios quilombolas em Macapá e da Terra Indígena Uaçá, no Oiapoque, ambos no estado do Amapá. ​ 

 

Conheça os caminhos do mel e o seu papel na vida de centenas de pessoas assistindo a este vídeo.

® 2020 Instituto Peabiru. Desenvolvido por forminform